segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Semana Nacional do Trânsito

Projeto Pedagógico: EU E MINHA FAMÍLIA
Projetos interdisciplinares: OS MEIOS DE TRANSPORTES E O TRÂNSITO

JUSTIFICATIVA:
            Escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem. A parceria é fundamental para a aprendizagem da criança. A união entre família e escola no processo da aprendizagem, contribuirá para a construção da identidade da criança. Comemorar  a Semana Nacional do Trânsito

OBJETIVOS:
Ø  Identificar os diversos membros que formam a família e seus parentescos;
Ø  Identificar o percurso da casa até a escola;
Ø  Valorizar a importância da família na escola;
Ø  Reconhecer os cômodos da casa;
Ø  Conscientizar os alunos sobre a importância do respeito aos idosos;
Ø  Reconhecer suas características pessoais;
Ø  Pesquisar a história do nome da criança;
Ø  Identificar qual o meio de transporte que o aluno vem para a escola;
Ø  Identificar os meios de transportes: aquáticos, terrestre e aéreo;
Ø  Identificar as cores do sinal de trânsito e o significado de cada uma;
Ø  Conscientizar sobre o assunto: beber e dirigir não pode.
Ø  Identificar algumas placas de trânsito e sinais de alerta.

              ESTRATÉGIAS:
Ø  Promover rodas de conversas sobre os temas propostos;
Ø  Promover pesquisas com a participação dos pais, sobre o nome da criança;
Ø  Promover rodas de conversas sobre os meios de transportes existentes;
Ø  Separar os meios de transportes usados na água (aquáticos), no ar (aéreo) e no chão (terrestre) através de cartazes, fichas, desenhos, recortes, origamis, sucatas histórias etc;
Ø  Diferenciar os membros da família através de cartazes, recorte e colagem, desenho, histórias e Peças teatrais etc;
Ø  Demonstrar através de histórias, rodas de conversas, cartazes etc, por que não se deve beber e dirigir;
Ø  Através de colagem, desenho, pintura, etc, identificar as cores do sinal de trânsito etc.

EIXOS:  LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Ø  Rodas de conversas;
Ø  Rodas de músicas;
Ø  Fichas de identificação;
Ø  Chamadinha (visualização do nome);
Ø  Histórias contadas e recontadas.

EIXO:MOVIMENTO
Ø  Brincadeiras envolvendo os familiares (FESTA);
Ø  Faz-de-conta utilizando fantasias, maquiagem, roupas, sapatos, acessórios, bolsas etc;
Ø  Brincadeiras simbólicas.

EIXO: ARTES VISUAIS
Ø  Desenho livre;
Ø  Murais: Famílias diversas, nossa família através de fotografias;
Ø  Recorte e colagem;
Ø  Maquetes com sucatas;
Ø  Quebra-cabeça;
Ø  Confecção de porta retratos;
Ø  Confecções de fantoches.
Ø  As cores etc.

EIXO: MUSÍCAS
Ø  Oração pela família;
Ø  Rap da família;
Ø  Família dos Titãs etc.

EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
Ø  Datas comemorativas;
Ø  Tipos de famílias etc.

EIXO: MATEMÁTICA

São muitas as formas possíveis de se realizar o trabalho com a matemática nessas faixas etárias, mas ele deve acontecer inserido e integrado ao cotidiano da criança.

Ø  Contagem diária dos alunos;

Ø  Relações quantitativas dos componentes das famílias (mais e Menos) etc



                                          Dramatização sobre como se comportar no trânsito











Saiba mais no site do DETRAN    http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=8060






quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Projeto Pedagógico: Eu e o meio em que vivo.


 Projetos interdisciplinares: O corpo humano, alimentação saudável, os animais e os materiais recicláveis.

Justificativa:
·         A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos.

Objetivos gerais:
·         Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: Poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza;

·         Valorizar atitudes relacionadas à saúde, o bem estar individual, bem como a manutenção e a preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

Objetivos específicos:
·         Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
·         Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
·         Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
·         Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora e a vida marinha;
·         Conhecer as partes de uma planta;
·         Conhecer os tipos de animais: aquáticos, terrestres e aéreos;
·         Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e o senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
·         Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente;
·         Conscientizar sobre o uso adequado e renovação de certas matérias primas: Reciclagem;
·         Falar sobre os animais que têm em casa;
·         Expor pequenos animais na escola, a fim de observá-los, compará-los e estabelecer relações entre eles;
·         Observar paisagens naturais e paisagens poluídas;
·         Participar do processo de plantio de uma planta que se torne, futuramente, uma árvore;
·         Cuidar de plantas e acompanhar o seu desenvolvimento (germinação);
·         Estabelecer regras para a coleta seletiva do lixo;
·         Visitar um horto;
·         Discutir como a ação do homem pode prejudicar a natureza e provocar sérios problemas ambientais como: Poluição da água, da terra e do ar, desperdício da água e da energia, desmatamento, queimadas, contaminação dos alimentos, extinção dos animais e plantas;
·         Identificar os alimentos saudáveis que existem no meio ambiente;
·         Montar murais informativos sobre os alimentos saudáveis;
·         Valorizar os alimentos saudáveis para o bom funcionamento do corpo humano;
·         Conhecer os cinco sentidos: Tato, visão, olfato, paladar e a audição.

EIXOS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         Dramatização: A sementinha;
·         Dramatização: As cinco gotinhas;
·         Produção de histórias;
·         Produção de relatórios;
·         Livro de histórias;
·         Exibição de vídeos: O Rei Leão, Arca de Noé, procurando Nemo, Beleza Negra, Vida de insetos, um intruso no formigueiro, Formiguinha Z, Sem floresta, A era do gelo etc;
·         Rodas de conversas sobre o tema,
·         Conversa e relatório sobre o que é feito com o lixo caseiro;
·         Histórias contadas e recontadas, ilustrações de textos;
·         Livros de receitas etc.

EIXO: MOVIMENTO:
·         Passeio dentro e fora da escola para coleta de pequenos animais;
·         Passeio dirigido para observar as diversas plantas;
·         Dramatizações: A floresta encantada, Um dia na floresta etc;
·         Brincadeiras dirigidas envolvendo o tema: Macaco mandou, jogo do dado (imitando os animais destacados);
·         Visita ao horto etc.

EIXO: ARTES VISUAIS
·         Cartazes, murais;
·         Maquetes;
·         Máscaras;
·         Modelagem de bichinhos (massinha, argila, legumes etc);
·         Desenho livre;
·         Dobraduras;
·         Recorte e colagem;
·         Pinturas;
·         Jogo da memória;
·         Quebra cabeça;
·         Sopa;
·         Salada de frutas etc.

EIXO: MÚSICA
·         Deus tudo fez (cd da Ana Valadão – crianças diante do trono);
·         Sementinha (cd Aline Barros);
·         Arco íris (Xuxa);
·         Água (Cristina Mel);
·         Planeta água (Guilherme Arantes);
·         Arca de Noé (Ana Paula Valadão);
·         Quem fez você e eu;
·         As árvores balançam;
·         Deus fez o Peixe;
·         Você é especial (Aline Barros)

EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
·         Datas comemorativas;
·         Exposição de pequenos animais;
·         Exposição de várias espécies de plantas;
·         Observação e registro da germinação da semente escolhida;
·         Exposição de objetos feitos a partir da reciclagem de diversos materiais;
           Terrário;
·         Plantio de mudas de plantas diversas;
·         Gincana ecológica etc.

EIXO: MATEMÁTICA
·         Contagem de sementes e grãos;
·         Quebra-cabeça;
·         Jogo da memória;
·         Diferenciar as sementes por tamanho etc.

DATAS COMEMORATIVAS:
·         11 de agosto – Dia dos pais;

·         22 de setembro – Início da primavera.


Como parte de nosso projeto, estamos envolvidos numa gincana para recolhimento de garrafas pet e latinhas. 



Tia Taiana recolhendo e contando as garrafas






Tia Rosa 


Isaías, dono do ferro velho indo buscar o material. Enchemos um caminhão em apenas 2dias.

Tia Cristiane em sua aula sobre alimentação


Trabalho sobre alimentação saudável da turma da tia Fabiane





Sugestões de atividades:

vídeo "sopa - palavra cantada" http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0