quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Povo em Festa



Projeto Pedagógico: O Povo em Festa
Projeto interdisciplinar: Folclore


JUSTIFICATIVA:
A necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações tão necessárias na construção de nossa história nos levou a construir estes projetos, que nos auxilia na compreensão de “hoje”, baseando em experiências anteriores, resgatando o “ontem”, sem que o mesmo se apague com o tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.

OBJETIVOS GERAIS:

·         Resgatar a tradição, a gastronomia, os valores culturais e suas características e principalmente a alegria e a confraternização que a festa junina e o folclore conseguem proporcionar;

·         Resgatar as brincadeiras populares (Amarelinha, Berlinda, Telefone sem fio, Cabra-cega, Cara ou coroa, Cinco marias, Esconde-esconde, Gato-mia, Jogo da velha, Pega-pega, Peteca, Quebra-cabeça, Cabo de guerra, Batata quente etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
               Resgatar tradições populares;
·         Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
·         Estimular a imaginação da criança;
·         Trabalhar o conjunto de elementos que simbolizam os festejos juninos: Roupas e alimentos típicos, lendas, músicas, ritmos e danças típicas, festas populares, fogueiras, balões, casamento da roça, quadrilhas etc;
·         Identificar as comidas típicas desta época (canjica, pipoca, pé-de-moleque, angu à Baiana, caldo verde, bolinho de aipim, bolo de fubá, cocada, caldo de pinto) etc.
·         Confeccionar enfeites para decorar a escola;
·         Confeccionar dobraduras;
·         Declamar poemas;
·         Confeccionar murais;
·         Valorizar a vida do homem no campo;
·         Repassar valores culturais;
·         Resgatar as tradições folclóricas;
·         Conscientizar do perigo de soltar balões;
·         Conhecer as lendas e as histórias folclóricas.

EIXOS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·         Rodas de conversas:(explicar  o que é uma festa junina, o que é o folclore,  o que são lendas etc);
·         Dramatizações e coreografias;
·         Versos e poemas;
·         Quadrilhas;
·         Brincadeiras;
·         Pesquisas;
·         Construção de textos junto com as crianças etc.

EIXO: MOVIMENTO

·         Músicas/coreografias que retratem o tema;
·         Quadrilha;
·         Casamento da roça;
·         Literatura de Cordel;
·         Folguetos populares;
·         Brincadeiras etc.

EIXO: ARTES VISUAIS

·         Colar palitos;
·         Confeccionar enfeitas para decorar a sala e a escola ( bandeirinhas, balões, fogueiras, lanternas etc);
·         Dobraduras;
·         Recorte e colagem;
·         Murais;
·         Ilustrações das lendas, trava-línguas;
·         Quebra-cabeça;
·         Fantoches;
·         Mascaras etc.

EIXO: MÚSICA

·         Confeccionar instrumentos musicais;
·         Desenvolver a memória musical através de repertórios variados de canções etc.

EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE

·         Datas comemorativas;


·         Comidas típicas;
·         Festa Junina com a participação da  sociedade etc.


EIXO: MATEMÁTICA

·         Contagem;
·         Quebra-cabeça;
·         Trabalhar a memorização da criança com jogos da memória;
Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades sugeridas etc.






Nosso convite




Os preparativos






balão diferente


Mural da escola


Fogueira carimbo com as mãos


A professora de educação física confeccionando 
com as crianças as bandeirinhas



bandeirinhas coloridas pelas crianças


atividade em sala








SUPERVISORA PEDAGÓGICA: ROSA FÁTIMA