quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Adaptação e Acolhimento


                        Primeiro dia de aula...
... crianças e pais estão muito ansiosos. As crianças entrarão num mundo novo, cheio de outras crianças e adultos que não conhecem, além de um mundo totalmente desconhecido para elas. E os pais? É assustador saber que seus pequenos terão de enfrentar uma nova realidade. É comum neste período o choro e a ansiedade por parte das crianças e também do professor,portanto é muito importante o período de adaptação.
adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar bem. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação.Depende também da forma como é acolhida? A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há uma via de mão dupla de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.

Deixar que eles tragam seu bichinho ou seu objeto de apego colabora bastante para diminuir o estranhamento a um ambiente diferente do familiar.
Atividades diversificadas é bastante interessante para este período, podendo se organizado para receber as crianças, assim, quando elas chegam algo  legal e convidativo está a sua espera. 
Outro desafio neste período, é lidar com a ansiedade dos pais, alguns tem dificuldades em deixar seus filhos se tornarem independentes. Muitos deles permanecem por longos períodos dentro da sala de aula, ou mesmo, permitem muito pouco a intervenção do professor.
Uma maneira que a equipe do Tia Anastácia encontrou para minimizar a ansiedade dos responsáveis foi organizar um momento logo no primeiro dia de aula para ajudar os pais a conhecerem a rotina da escola onde eles foram orientados pelos próprios professores, sobre que conduta tomarem para que o período de adaptação fosse facilitado.Um folder foi distribuído para os pais na entrada e depois uma conversa amigável aconteceu no pátio da escola
Dicas para os pais, e também orientações importantes