terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ensine seus alunos a gostar de ler!

                Mais do que ensinar os conteúdos programáticos, mais do que estimular valores morais, mais do que ajudar as crianças aos cuidados pessoais, podemos ensinar o gosto pela leitura. Saber ler nem sempre garante que nossas crianças estão despertando o gosto pela leitura, ou mesmo que elas estão usando sua leitura no âmbito social.
                Ler deve ser um ato prazeroso e não apenas informativo. Para que as crianças desenvolvam o prazer em ler, devemos começar pelo nosso bom exemplo. Nós professores, podemos demonstrar ser aquele leitor apaixonado quando lemos para nossas crianças.
               Quando lemos para uma criança, mostramos um caminho cheio de possibilidades e os encantamos com livros agradáveis. Daí começa um vínculo  entre as crianças e os livros.
                Mesmo sem  dominar a escrita ou leitura convencional, crianças podem ser pequenos leitores. Deixe que elas manuseiem os livros, não tenha medo, as crianças precisam explorar e compreender como os livros são utilizados, dessa forma elas começas a ter um comportamento leitor.

                Leia em voz alta para as crianças, usando o portador isto é, o livro, não apenas conte a história, embora isto ás vezes seja conveniente. Ler em voz alta para as crianças valoriza a leitura e aumenta o seu repertório de palavras, também explore as ilustrações além de deixar que as crianças se expressem. Permita que ela interrompa a leitura,demonstrando seu envolvimento e curiosidade. Enfim ajude as crianças a desenvolver o hábito pela leitura e a ver como ela pode ser prazerosa!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Molduras e desenhos


Aí pessoal uma coleção de desenhos que você poderá usar para fazer quebra cabeças, fichas sobre as personagens e outras atividades, e também  molduras para fotos que você poderá personalizar suas fotos ou de seus alunos.Aproveitem!















"Boneca de Pano é Gente..."

O CEIM Tia Anastácia tem o prazer de homenagear Monteiro Lobato, aquele que criou a personagem que leva seu nome. Para resgatar a memória e a identidade de nossa escola foi realizado o projeto: 
"O Sítio é aqui!"
Apesar da correria, todos os professores tiveram grande prazer nesse projeto, e vestiram a camisa. Fizemos uma visita à casa de uma grande amiga da nossa escola, a professora Glória, que deixou que esta  se tornasse o "Sítio do Picapau Amarelo" por um dia. 
As professoras se fantasiaram dos personagens: Narizinho, Emília,Pedrinho, e outros. Foi uma delícia ver os alunos vivenciando uma grande fantasia, e também terem uma aula sobre a quem foi Monteiro Lobato.


                                                        Nosso sítio do Picapau Amarelo




                                          As personagens







Nossos agradecimentos à Tia Glória, que gentilmente cedeu sua casa para realização desta fantasia.

É Primavera!

Nossa festa da primavera foi um sucesso.
 Os conteúdos trabalhados abordaram desde trabalhos com sucata até o plantio de mudas. O projeto culminou com a festa da primavera. Houve a apresentação das produções dos alunos  até a apresentação de musical de nossos pequenos. Parabéns a todos que se empenharam!

Cartaz baseado no livro de mesmo titulo





 O uso de material reciclado e sucata tornou este trabalho especial, ele foi produzido pela professora Maria Lúcia e sua auxiliar, a tia Janaína, que trabalham com o maternal III.



       Este móbile feito pela professora Cristiane ficou lindo!

                Nossas professoras do Maternal III:
 Janaína,Adriana,Cristiane,Eloíza e Maria Lúcia
 Tia Eloíza, Bete, Rosivânia e Fabiane, professoras do 1º período
Neusa, Maria, Bete e Fernanda: 2º Período






                                     A apresentação das crianças foi um show à parte




   O convite